terça-feira, 21 de abril de 2015

Mais verde, por favor!

Que tal acrescentar um pouco de verde a sua vida? A natureza é super importante para nós, e já cansamos de ouvir isso. Mas além da saúde física, ela pode ajudar na saúde mental.
Hoje vamos falar sobre os lindos jardins verticais!
Hotéis, restaurantes, spas, lojas, clubes entre outros grandes espaços utilizam desta técnica incrível, para tornar o ambiente mais agradável.
Mas é claro que não precisamos contratar um paisagista caríssimo para termos isso nem nossas casas.
Em um final de semana você monta o seu. Isso é super incrível e terapêutico!
Aí você me diz: Voz da sabedoria, eu já tenho um jardim convencional na minha casa, será que monto um vertical também?
Claro que sim, além de lindo vai ser uma atividade bem interessante.
Os jardins verticais são super lindos e criativos.  E como vamos fazer, com que materiais, que plantas colocar?
É tudo muito simples, não precisamos comprar aqueles suportes já prontos, pois eles geralmente são bem caros e o pior, na maioria das vezes são pequenos e não cobrem nem metade da parede.
Então vamos utilizar materiais alternativos para deixar o jardim divertido e encantador.
Cadeiras velhas podem oferecer ótimos suportes, pedaços de pallets também. Isso tudo você encontra facilmente, sem precisar comprar e gastar horrores.

Caixas de madeira, aquelas que encontramos em hortifrúti e/ou feiras também são super bacanas, além de serem ótimas para isso dão um ar rústico que fica lindo com esta proposta.
Para fazer vamos precisar apenas de alguns pregos, para fixa-los na parede e alguns vasos. Podem ser os mais baratinhos, de plástico mesmo. Se quiser, e eu acho super bacana, personalizar os vasos, pintar ou fazer alguma colagem. Isso torna as coisas mais divertidas e totalmente diferenciadas.

Caso você tenha dificuldade em achar estas coisas, minhas dicas são: Primeiro: Não se desespere. Segundo: Temos materiais alternativos que vão ajudar muito você.
Por exemplo, aqueles antigos porta-sapatos de plástico que as vovós costumavam ter. Você os encontra para comprar em qualquer mercadinho de bairro. Tem estampas divertidas e dão um toque totalmente diferente ao espaço. Outra possibilidade são os bons e velhos pneus.
Eles são mais fáceis de se encontrar e você pode fazer quase que qualquer coisa com eles. 
Eu prefiro pintar eles da cor da parede, mas você pode utilizar eles na cor original.
Fazendo pequenos furos para que o excesso de água possa sair facilmente, colocamos as plantas dentro dele e o resultado é demais!
E que plantas podemos colocar no nosso jardim?
Bom de preferencia plantas que cresçam e tenham um caimento bacana, para dar um visual de "parede viva" mesmo. As mais comuns e baratas são as samambaias.
Mas eu também gosto muito da ideia de uma horta vertical. Plantando alguns condimentos você além de um jardim, tem uma horta super funcional. Minha dica é comprar as sementes mesmo, não aquelas que vem em um pacotinho. Até hoje só tive frustrações com elas.
Depois disso é só aproveitar sua horta, jardim, cantinho da natureza, como quiser chamar.
O resultado é realente incrível, deixando seu apartamento ou casa com um visual novo, diferente e lindo. A melhor parte é que vai ser barato!







Nenhum comentário:

Postar um comentário